Café escurece os dentes? Saiba quais são os mitos e as verdades sobre a relação entre eles!

Café escurece os dentes? Saiba quais são os mitos e as verdades sobre a relação entre eles!

Produzido a partir dos grãos torrados do fruto cafeeiro, o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Mas, você sabia que existem alguns mitos e verdades sobre a relação do café com a saúde dos dentes? Bom, é isso que veremos no artigo a seguir, acompanhe.

Propriedades do café

Para começar, é importante destacar quais são as propriedades dessa bebida. O principal elemento, naturalmente, é o fruto do cafeeiro, que dá o gosto marcante desse produto tão consumido pela população. 

Mas, além disso, ele possui outras propriedades importantes e que merecem destaque. A cafeína, por exemplo, é uma das propriedades que mais chamam a atenção. 

Esse é um composto químico utilizado em diversos tipos de alimentos industrializados, como o próprio café. É um composto estimulante, gerando energia e acelerando o metabolismo.

É justamente por conta da cafeína que o café é muito utilizado pelas pessoas para conseguirem ficar acordadas durante mais tempo, por diversos motivos, como quando estão querendo trabalhar ou estudar.

Além disso, essa substância também é responsável pela sensação de vício que o café pode trazer, devido às sensações e alterações que ocorrem no cérebro, corpo e sinapses.

Benefícios e malefícios

Por ser uma propriedade estimulante, a cafeína faz com que o café seja uma bebida viciante.

Ou seja, as pessoas, muitas vezes, consomem não por que gostam, mas por que estão viciadas na bebida e seus efeitos, justamente por conta desse composto.

Entretanto, apesar de possuir propriedades que podem ser prejudiciais para a saúde, recentes descobertas vêm apontando alguns benefícios do café.

Isso porque, quando consumido de maneira controlada, pode ajudar o organismo a prevenir e combater diversas doenças, impactando em aspectos como:

  • Controle do açúcar no sangue, combatendo a diabetes;
  • Combate ao câncer de cólon;
  • Prevenção do câncer de próstata;
  • Ajuda no emagrecimento.

Café e a saúde dos dentes

A relação do café com a saúde bucal sempre foi “conturbada”, pois acreditava-se que esse composto só trazia malefícios para os dentes.

Entretanto, estudos recentes apontaram a presença de algumas propriedades no café, como o polifenóis e tanino, que são compostos que atuam de maneira efetiva na remoção da placa bacteriana encontrada na arcada dentária.

Apesar disso, ainda é notório a diferença entre os ônus e bônus que o café traz para os dentes, e isso ocorre por diversos motivos.

Primeiramente, o café possui um pH mais ácido do que a boca. Com isso, o consumo desse produto, principalmente em excesso, faz com que ocorra um processo de esmerilhamento dos dentes, deixando a camada de proteção dentária mais enfraquecida.

Por esse motivo, os cuidados com a cavidade, como o processo de higienização, e o consumo consciente se mostram fundamentais para preservar a integridade da arcada.

Além disso, para quem está passando por tratamentos odontológicos, como o uso de aparelho dental invisivel, os cuidados com os dentes e sua devida limpeza se mostram ainda mais necessários. 

Isso porque, no caso das estruturas fixas, o café também pode impactar no procedimento, inclusive, afetando a coloração dos dentes e dos braquetes, o que trará manchas ao final do tratamento.

Outro ponto importante que merece ser destacado em relação ao consumo de café, não é especificamente sobre o produto, mas sim os hábitos que são relacionados a esse tipo de bebida.

Normalmente, o gosto natural do café não é tão agradável, é forte e demora um certo tempo para que as pessoas consigam se acostumar. 

Como muitos bebem café apenas pelo hábito e também pelo estímulo que ele provoca, as pessoas procuram maneiras de desmascarar o gosto forte do café.

Na maioria dos casos, a solução encontrada é adicionar açúcar ou adoçantes à sua composição.

Como sabemos, os açúcares são um dos elementos mais prejudiciais para os dentes, causando problemas sérios, como cáries  e desestruturação dos dentes, o que pode tornar necessária a realização de um procedimento de recuperação.

Em casos em que a estrutura sofreu amarelamento ou mesmo em outras situações em que quebras e trincas tenham sido favorecidas, é possível restabelecer a dentição com procedimentos mais ágeis e menos invasivos, como é o caso da lente de contato dental

Independentemente do caso, o profissional deve ser consultado regularmente para tratar e prevenir doenças bucais e até a perda dentária. Afinal, além de prejudicial para a cavidade oral, tais impactos na dentição podem influenciar no bem-estar e saúde mental.

Café escurece os dentes?

Essa é uma afirmação que não é mito, mas uma verdade importante. Justamente por conta da acidez desse produto, que gera o esmerilhamento, os dentes acabam ficando mais expostos e sem camadas de proteção.

Como o café é um produto com uma pigmentação escura e com o esmerilhando os dentes, o esmalte dentário fica exposto, possibilitando que essa pigmentação se fixe nos dentes, causando o surgimento de manchas escuras ou tornando os dentes mais amarelos.

É justamente por isso que pessoas que estão fazendo tratamento de clareamento dental devem evitar o consumo de alimentos fortes na pigmentação, como o próprio café, para que o tratamento seja mais efetivo e duradouro.

Por isso, caso você tenha problemas com o consumo excessivo de café, é muito importante consultar seu dentista regularmente, verificando se ele está prejudicando a saúde dos dentes e para entender mais sobre a relação com a saúde bucal, principalmente sobre práticas importantes para diminuir os danos que ele pode causar. 

Preenchimentos de Mandíbula

Os preenchimentos de mandíbula são um sucesso entre os homens! As técnicas de harmonização facial não são novidade na medicina estética. São procedimentos que visam o rejuvenescimento e a simetria facial. Preencher a região da mandíbula é algo cultivado e prazeroso para a população masculina. Consiste na inserção de ácido hialurônico na região mandibular. O objetivo é rejuvenescer e criar um rosto mais harmonioso.

Leia Também:

Maria Vilich

Maria Vilich

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: