Prática Excessiva de Exercícios: Entenda Como Isso Pode Prejudicar a Sua Saúde Bucal

Atividades físicas são extremamente importantes para o bom funcionamento do corpo e organismo. Elas ajudam a melhorar a qualidade do sono, produtividade, concentração e humor, ou seja, só trazem benefícios.

Mas como tudo em excesso faz mal, o exercício físico não fica atrás. Neste artigo vamos mostrar como a prática excessiva de exercícios podem prejudicar a sua saúde bucal e os seus dentes.

Malefícios do excesso de atividades físicas para o corpo e mente

Durante um treino de musculação os músculos trabalhados são forçados a fazer movimentos intensos e contínuos que não estão acostumados. Muitas pessoas acreditam que se fazer este treino intenso e rápido todos os dias, chegará ao resultado esperado.

Para se obter um corpo escultural e uma boa saúde, não é necessário passar horas e horas na academia fazendo exercícios super difíceis e ingerindo suplementos ou anabolizantes.

Para se obter os resultados esperados você precisa:

  • Ter o acompanhamento de um nutricionista;
  • Um personal trainer ou professor de academia para verificar suas posturas e exercícios;
  • Ter uma alimentação balanceada;
  • Beber bastante água;
  • Evitar o uso em excesso de suplementos, bombas ou anabolizantes.

Essas dicas são fundamentais para ter uma boa qualidade de vida e começar a ver a atividade física como um prazer e forma de cuidar da saúde, não como uma obrigação ou tentativa de se ter o corpo perfeito.

O excesso de exercícios físicos pode trazer problemas como:

  • Dores locais;
  • Lesões e fraturas;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Problemas cardiovasculares.

Musculação, corrida, crossfit ou qualquer outro tipo de atividade física praticada em excesso, acaba exigindo do seu corpo uma capacidade que ele ainda não possui.

Isso pode acarretar em sérios problemas tanto no desempenho físico quanto no mental, por não conseguir entrar dentro do padrão de “corpo perfeito” imposto pela sociedade.

E como isso afeta a minha saúde bucal?

Com o excesso de atividades físicas e o uso desequilibrado de suplementos, muitas pessoas acham que só o corpo sofre certas alterações. Infelizmente, a sua saúde bucal também corre o risco de contrair graves problemas.

Durante uma série de exercícios é normal a pessoa fazer muita força e automaticamente ranger os dentes como uma forma de alívio ou impulso para continuar a atividade.

Esse atrito que acontece entre os dentes pode gerar graves problemas bucais como o bruxismo, que compromete a força dos seus dentes e começa a enfraquecê-los com o tempo.

Por isso, sempre procure um dentista para ver o que você pode fazer para não adquirir uma doença como esta. Algumas alternativas como o uso de aparelho dental transparente ou protetores bucais podem te ajudar bastante.

O objetivo da maioria das pessoas que praticam alguma atividade física é perder peso e ganhar massa magra, ou seja, fazer com que os músculos cresçam e se destaquem. Para isso, muitos usam os famosos suplementos.

Os suplementos são alimentos ricos em proteínas e que ajudam o usuário a acelerar o processo de crescimento e definição dos músculos. Acontece que, o seu uso em excesso pode trazer grandes problemas.

Alguns deles possuem uma grande quantidade de açúcar que pode se alojar entre os dentes e a gengiva, acumulando um grande número de germes e bactérias que geram graves infecções.

A mais conhecida é a cárie, que se alimenta do açúcar e restos de alimentos presentes entre os dentes e enfraquece sua raiz, podendo fazer eles cairem e a pessoa procurar algum serviço de reparo como a protese sobre implante dentário.

Por isso, sempre procure um profissional para verificar a quantidade correta de suplemento que você pode ingerir e de qual tipo.

Dicas para uma boa saúde bucal durante os treinos

Atividades em excesso podem fazer mal, mas se bem equilibradas, só trazem benefícios a sua saúde. Por isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a ter um treino melhor e garantir uma boa saúde bucal:

  • Escova os dentes após o treino e após o uso de suplementos;
  • Use fio dental todos os dias;
  • Sempre leve uma garrafa d’água para beber durante a atividade;
  • Consulte um nutricionista e tenha o acompanhamento de um profissional físico;
  • Vá ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses.

Considerações finais!

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado e o feito ver que até mesmo o que parece bom, em excesso, pode prejudicar a nossa saúde.

Em caso de dores, queixas ou dúvidas não hesite em procurar um profissional e começar a cuidar da sua saúde com responsabilidade e cuidado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

4.8/5 - (93 votos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.