Confira o Resumo da Matéria
A maneira como você organiza sua casa é uma questão de preferência, mas existem algumas diretrizes para ajudá-lo a agilizar o processo. Geralmente, é melhor começar pelas áreas de armazenamento. Isso permitirá que você libere espaço de armazenamento ao se livrar dos itens armazenados de que não precisa mais antes de cuidar do resto da sua casa e encontrar itens que precisam ser guardados. Se você está pronto para iniciar uma jornada de organização em sua casa, aqui estão algumas dicas para começar.
01 – Espaços de Armazenamento
A primeira etapa do processo de organização é garantir que seus espaços de armazenamento estejam limpos e sem bagunça, para que possam acomodar itens de outras áreas da sua casa. Pense assim: antes de descarregar os mantimentos, você precisa criar espaço para eles irem para a geladeira e a despensa.
Comece com um projeto que você pode concluir facilmente, como organizar uma gaveta de lixo . Em seguida, vá para um armário no corredor ou uma área de armazenamento em seu porão. Divida grandes espaços de armazenamento em zonas menores, para que a tarefa de organização não pareça tão assustadora. E se necessário, invista em sistemas organizacionais, como um organizador de armário ou caixas de armazenamento, para que tudo tenha um local de fácil acesso.
02 – Espaços Compartilhados
Espaços compartilhados – como cozinha, sala de estar e banheiro – devem ser organizados em seguida porque são as áreas de maior tráfego da casa. Um benefício de organizar essas áreas é que pode levar outras pessoas em sua casa a serem mais organizadas e se juntarem aos esforços de sua organização.
Dentro destas áreas, plano para declutter e encontrar uma casa designada para todos os itens que vivem lá. Colabore com os membros da sua família sobre para onde os itens compartilhados devem ir, para que todos saibam onde está tudo e todos irão devolver os itens aos seus devidos lugares. Por exemplo, se você tem filhos, deixe-os ajudá-lo a escolher um local para guardar seus brinquedos na sala de estar. Isso pode fazer com que tenham um senso de propriedade sobre o projeto e torná-los mais propensos a trabalhar dentro do sistema organizacional.
03 – Espaços Pessoais
Espaços pessoais – incluindo quartos, armários e escritórios domésticos – podem exigir algum esforço para serem organizados, porque geralmente envolvem a avaliação de muitos itens. Por exemplo, ao organizar seu armário , você deve tomar decisões sobre se deseja manter, doar ou jogar fora todos os itens de seu armário. E em um escritório, você pode ter uma grande quantidade de papelada para examinar e arquivar ou destruir.
Além disso, você é o único que pode tomar decisões sobre como organizar seus espaços pessoais. Configure um sistema que funcione para o seu estilo de vida. Por exemplo, você pode preferir organizar seu armário por tipo de roupa, como todas as suas camisas juntas e todas as calças juntas. Ou você pode querer classificá-lo por roupa para facilitar o processo de seleção de algo para vestir.
04 – Espaços pequenos
Em geral, você pode salvar os espaços pequenos e remotos de sua casa para a última etapa da jornada de sua organização. Esses espaços incluem a lavanderia , armário de linho, mudroom e quarto de hóspedes. A menos que esses espaços sejam extremamente desorganizados, você provavelmente pode conviver com um pouco de desordem enquanto coloca as áreas principais de sua casa em ordem. Mas, em última análise, tê-los também organizados resultará em um estilo de vida mais eficiente para você.
Por exemplo, se você tem convidados de última hora vindo para ficar com você, ficará feliz por já ter um quarto arrumado. E ter um armário de linho organizado pode tornar muito mais fácil localizar toalhas e produtos de higiene pessoal extras, bem como saber o que você está ficando sem. Além disso, uma lavanderia organizada pode tornar a lavagem da roupa uma tarefa mais agradável quando tudo o que você precisa está ao seu alcance.
Leia Também: