Confira o Resumo da Matéria
Quando pensamos em comprar um aquecedor a gás GLP muitas dúvidas podem surgir sobre diversos aspectos. Alguns deles são o seu funcionamento, quais as vantagens do produto e também a economia que pode gerar para a casa.
Empresa Lança Aquecedor a gás GLP – Confira Essa Novidade no Portal Notícias
Empresa Lança Aquecedor a gás GLP – Confira Essa Novidade, aqui em primeiríssima mão, é um aparelho interessante e trás muitas novidades e facilidades
Afinal, com um aquecedor é possível diminuir o consumo de energia elétrica usada para aquecer chuveiros, torneiras e o ambiente.
O funcionamento do aquecedor a gás GLP de um modo geral é simples de se entender e precisa de um botijão de gás para seu funcionamento.
Sendo que a chama que sai do botijão aquece o mecanismo do aparelho que por sua vez aquece a água que passa por ele. Com isso a água chegará quente em torneiras, chuveiros e demais ambientes que possuam sistema de aquecimento.
Entenda em mais detalhes sobre o aquecedor a gás GLP abaixo.
Instalação do aquecedor a gás GLP
Existem dois tipos de gás usados para a instalação do aquecedor: o primeiro é o GLP (gás de cozinha) e o segundo é o GN (Gás Natural).
Entre as duas opções, podemos dizer que o GLP é o mais comum em residências, que tenham espaço externo para instalação do botijão de gás.
Por outro lado, os aquecedores que utilizam como combustível o gás natural (GN), são mais comuns em apartamentos. Isso se deve ao fato destes equipamentos utilizarem o gás encanado e não necessitarem de instalação do botijão de gás.
Mas essa é a única diferença entre os aquecedores a gás GLP e GN, pois na prática ambos funcionam com o mesmo intuito que é levar água aquecida para torneiras e chuveiros.
Modelos de aquecedor a gás
Existem dois modelos de aquecedores a gás disponíveis no mercado. Um é o aquecedor a gás por passagem, e o outro é o aquecedor a gás por acumulação. Eles se diferenciam conforme segue:
-
Modelo de aquecedor por passagem
Nesse tipo de modelo não é preciso que um reservatório para acumular água exista, pois o processo de aquecimento da água acontece durante a passagem dela pelas serpentinas do aquecedor.
-
Modelo de aquecedor por acumulação
Embora a água nesse modelo também seja aquecida pela serpentina que está quente devido a chama que sai do botijão, essa água permanece em um reservatório antes de chegar até você.
Aquecedor a gás digital ou mecânico?
Como existem muitos modelos à venda no mercado, você deve saber também que o aquecedor a gás pode ser digital ou mecânico. A principal diferença entre o aquecedor digital e o mecânico é a maneira como a regulagem de temperatura é feita.
- No aquecedor mecânico precisamos regular a temperatura manualmente até chegar na ideal, tendo que regular diversas vezes até acertar.
- No aquecedor digital essa tarefa é feita por pelo display no próprio aparelho que vai apresentar as opções disponíveis e regular automaticamente conforme a escolha do usuário.
Além disso, outro item importante para verificar quando escolher o aquecedor a gás GLP é em relação ao tipo de exaustão que ele possui.
Existem dois tipos de exaustão que diferem nos aparelhos, que é a natural e a forçada, sendo que a natural é mais encontrada nos aquecedores mecânicos.
De um modo geral elas funcionam de maneira parecida, mas na exaustão forçada o equipamento conta com uma ventoinha que não deixa o gás se perder nos dutos até chegar à chama.
Já na exaustão natural os gases são levados sozinhos e caso encontrem algum obstáculo como o vento, por exemplo, podem se perder e com isso há um gasto a mais de gás.
Vantagens do aquecimento a gás
Quando pensamos em mudar o tipo de aquecimento de nossos chuveiros e torneiras também pensamos em quais vantagens teremos com isso.
Uma delas é em relação à economia, pois os aquecedores a gás GLP são vencedores nesse quesito, afinal o gás é mais barato em relação a energia elétrica.
Outra vantagem está relacionada ao banho, que é muito melhor com água abundante e mais quente do que os banhos convencionais.
Os aparelhos de aquecedor hoje também são mais modernos e possuem itens que esquentam o chuveiro automaticamente.
Outra vantagem é que você não ficará sem seu banho quente caso a energia acabe. Além disso, os equipamentos são seguros e possuem sensores que cortam a chama quando necessário.
Agora que você já conhece alguns itens importantes sobre o funcionamento do aquecedor a gás GLP, confira a seguir qual escolher de acordo com suas necessidades.
Capacidade do aquecedor de acordo com a quantidade de chuveiros e torneiras
Existem diferentes tipos e modelos de aquecedores como você viu acima, e também existem diferentes capacidades que funcionam de acordo com a quantidade de locais que você deseja instalar água quente.
Com o avanço da tecnologia os aquecedores também estão cada vez mais modernos e seguros, e você pode escolher o aparelho de acordo com suas necessidades.
Mas para isso você deve ter em mente a quantidade de locais onde deseja instalar a água quente e a capacidade de litros que possui o aparelho, veja os exemplos a seguir:
- Aquecedor a gás de 8L a 12 L: de 1 chuveiro até uma torneira de água quente
- Aquecedor a gás de 15 L a 20 L: de 1 chuveiro e uma torneira, até dois chuveiros e duas torneiras de água quente.
- Aquecedor a gás de 26 L a 42 L: de 3 chuveiros a dois chuveiros e 4 torneiras, ou até quatro chuveiros.
O cálculo vai depender da quantidade de chuveiros e torneiras que você pretende ter água com aquecimento a gás GLP, lembrando que o gás é dividido entre os itens.
Conclusão
Quando alguém decide comprar um aquecedor a gás GLP está tomando uma ótima decisão para a família. Isso porque com este tipo de aquecimento é possível tomar banhos ainda mais relaxantes, bem como garantir uma economia na conta de luz no fim do mês.
É claro que é preciso levar em consideração diversos fatores conforme mencionado acima, para então adquirir o melhor aquecedor a gás para a sua realidade e necessidades da família.