Diferenças entre Arduino Nano e Arduino Uno

O Arduino foi desenvolvido para ser simples e ao mesmo tempo eficiente, e para trabalhar com essa tecnologia, existem kits contendo placas e outros componentes – Kit Arduino Robótica, kit iniciante ou maker. O fato é, quem vai comprar uma placa Arduino pode se sentir inseguro diante de tantas opções.   

Por isso, vamos apresentar dois modelos muito usados para estudos e trabalho: Arduino Nano e o Uno. Vamos compreender as principais diferenças entre eles e quando é recomendado usá-los. 

O que é o Arduino Nano?

O Arduino Nano é uma placa compacta. Diferente de outros modelos, não possui conector para alimentação externa, e sim é alimentada via conector USB Mini-B. É recomendada para projetos compactos.

Esse modelo de placa, permite que o encaixe da plataforma embarcada em uma protoboard seja ideal. Isso facilita bastante a criação de protótipos. Possui 32 kb de memória na versão 3.0, e 16 kb na versão 2.0.

O que é o Arduino Uno?

É uma placa Arduino que possui um bom número de portas para se conectar com os outros dispositivos. É o modelo mais utilizado, principalmente por iniciantes. Possui processador ATMEGA 328, 14 portas digitais – 6 com saídas PWM e 6 com saídas analógicas.

Essa placa contém alimentação via USB e conector para alimentação externa. Possui 32 Kb de armazenamento. Por sua quantidade de portas e pelo seu preço acessível, é a opção mais popular.

Quais as principais diferenças entre os componentes eletrônicos?

Para começar um projeto Arduino, é preciso primeiro adquirir uma placa, depois baixar uma IDE (ambiente de desenvolvimento) para criar o programa e transferi-lo do computador para a placa. 

Como mencionado anteriormente, pelas vastas opções de placas, o usuário pode ficar com dúvidas. Por isso, vamos mostrar as diferenças entre o Arduino Nano e Uno, para entendermos mais sobre esses componentes eletrônicos. 

Arduino Nano: Microcontrolador ATMega328 (versão 3.0) e ATMega168 (versão 2.0), 14 portas digitais (6 portas PWM, 8 portas analógicas), clock 16Mhz, 32 kb de memória na versão 3.0, e 16 kb na versão 2.0, conexão USB-mini B, não possui conector para alimentação externa, indicado para projetos mais compactos.

Arduino Uno: Microcontrolador ATMega328, 14 portas digitais (6 portas PWM, 6 portas analógicas), clock 16Mhz, 32 kb de memória, conexão USB, esse modelo possui conector para alimentação externa, indicado para projetos mais compactos. Permite a realização de diversos projetos eletrônicos.

Quando usar o Arduino Nano?

Esse modelo é basicamente uma versão reduzida do Arduino Uno. É indicado para projetos menores (como robóticos e estações meteorológicas). Pode ser usado para projetos de prototipagem eletrônica.

Como por exemplo, automação residencial, sensores e módulos, jogos, segurança. A sua diferença, é que, por ser compacto, é ideal para projetos que precisam de pouco espaço, ou de maior locomoção. 

Quando usar o Arduino Uno?

A placa é recomendada para quem está começando no mundo da eletrônica e robótica ou para projetos de baixa complexidade. É um modelo eficaz para criar protótipos com vários sensores e módulos conectados. 

O Kit Arduino Robótica da Eletrogate vem equipado com placa UNO R3. É um kit para aprendizado de robótica, para criar projetos como robô seguidor de linha ou braço robótico. Como podemos ver, o Uno aparece como uma boa opção para aprendizado.

Como podemos ver, as duas placas são recomendadas para iniciantes, porém, a placa Uno contém opção de alimentação externa, e pode ser usada em diversos projetos. O Nano se diferencia por ser compacto, ideal para projetos pequenos. 

A Eletrogate oferece vários kits para aprendizado, entre eles, o Kit Arduino Robótica, entre outros. No site oficial você pode conferir mais opções de placas e outros componentes eletrônicos, para desenvolver de forma fácil os seus projetos.

Rate this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.