5 vantagens que a automação de processos industriais traz a sua empresa.

maquinas industriais

Automação de processos industriais, de uma forma geral, é a substituição da mão-de-obra humana por máquinas e sistemas autônomos nos processos de produção de uma empresa. Todas as máquinas industriais que fazem parte do processo devem ser interligadas para que possam conversar e gerar dados instantaneamente.

Essa automação dos processos de produção já é uma realidade necessária que as empresas precisam enfrentar. Esse novo modelo de produção veio para modificar os modelos de mercado, tanto que hoje em dia você já consegue encontrar linhas inteiras que trabalham automaticamente.

Para que você entenda o porquê deve aderir ao processo de automação industrial, separamos algumas vantagens importantes que ela trás nas linhas de produção.

Aumento da produtividade

Uma vez que na atualidade ainda sofremos influência do modelo de produção de Henry Ford, que consiste na produção em massa dos produtos e o estímulo para que o consumo também seja em massa, novas formas de tecnologia são constantemente desenvolvidas e aprimoradas para melhorar esse processo.

Para que haja essa melhora, um dos fatores essenciais é tentar atingir a melhor forma de produtividade de uma indústria.

Com isso, o processo de automação industrial tornou-se necessário, pois máquinas com bons sistemas instalados conseguem atingir um nível de produção rápido e eficiente que nenhum ser humano conseguiria atingir.

Logo, com essa produção rápida e de qualidade, as empresas conseguem ter um retorno mais rápido e maior sobre os seus investimentos.

maquinas automação

Redução de custos

Muitos empreendedores ainda consideram a automação dos processos industriais algo caro.

E realmente a compra das máquinas requer planejamento e um investimento alto, porém, quando colocado no papel o custo que apenas um funcionário gera para uma empresa, pensando não apenas no salário do empregado, mas também em todos os direitos que ele possui, e lembrando que você precisa de, pelo menos, dez deles para fazer o que apenas uma máquina faria, perceberá o quanto vale a pena automatizar o seu processo de produção.

Além disso, como a produtividade, eficiência e qualidade dos produtos aumentarão, certamente o seu investimento terá um rápido retorno.

Qualidade dos produtos

Um aspecto muito importante que pode inclusive ser considerado a base do seu negócio é a qualidade dos seus produtos. Esta faz que a experiência dos clientes aconteça de forma positiva e o seu negócio seja consolidado no mercado.

Por essa razão, com o aumento da demanda e consequentemente da produção, é necessário que a qualidade seja mantida.

Para que isso aconteça você precisa aumentar a quantidade de funcionários ou aderir ao processo de automação industrial. Todavia, vale observar que quanto mais pessoas envolvidas em um processo, maiores são as probabilidades de erros serem cometidos.

Por essa razão, quando o processo de produção passa a ser feito por máquinas, mesmo com o aumento da demanda, a qualidade dos produtos será mantida.

processo de automaçaõ industrial

Maior segurança no meio de trabalho

A segurança operacional é um fator de grande importância dentro das indústrias.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo todo, ocorrem 2,31 milhões de mortes relacionadas por acidentes e doenças de trabalho, das quais 1,95 milhão por doenças e 358 mil por acidentes.

Com a implementação da indústria 4.0, as máquinas tornam-se cada vez mais inteligentes, com isso, novos sistemas de segurança foram instalados levando maior segurança aos trabalhadores dentro das fábricas.

Além disso, o processo de automação faz que um menor número de trabalhadores sejam necessários, com isso, é mais fácil dar atenção a segurança do trabalho.

Competitividade

O mercado está cada vez mais competitivo, inovações são necessárias para que você consiga se manter e destacar no meio.

Como já foi citado, quando você automatiza o seu processo de produção, acaba por ter produtos de melhor qualidade, reduz os gastos e tem capacidade de suprir o aumento da demanda.

Com isso, sua indústria conseguirá ter dinheiro para reinvestir e trazer cada vez mais inovação, destacando-se assim em meio a tantos concorrentes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *