Confira o Resumo da Matéria
A ansiedade é um problema grave que pode levar a outras condições de saúde como depressão, síndrome do pânico e até mesmo ser responsável pela disfunção erétil em jovens.
Vamos descobrir 5 maneiras de reduzir naturalmente a ansiedade.
1. Permanecer ativo
O exercício regular não é apenas uma questão de saúde física – também pode ser uma enorme ajuda para a sua saúde mental.
Um estudo de 2013 descobriu que as pessoas com distúrbios de ansiedade que relataram um elevado nível de atividade física estavam mais bem protegidas contra o desenvolvimento de sintomas de ansiedade.
Isto pode ser devido a uma variedade de razões. O exercício pode desviar a sua atenção de algo que o está deixando ansioso.
Aumentar o ritmo cardíaco também altera a química cerebral para criar mais espaço para neuroquímicos anti-ansiedade, como por exemplo:
- serotonina
- ácido gama-aminobutírico
- fator neurotrófico derivado do cérebro
- endocanabinóides
2. Mantenha-se afastado do álcool
O consumo de álcool pode, no início, ser um sedativo natural. No entanto, uma pesquisa sugere que existe uma ligação entre a ansiedade e o consumo de álcool, com os transtornos de ansiedade e o transtorno do uso de álcool a ocorrerem.
Uma revisão desse estudo em 2017 mostrou que a diminuição do consumo de álcool pode melhorar tanto a ansiedade como a depressão.
O consumo excessivo de álcool pode interferir com o equilíbrio dos neurotransmissores, o que pode ser responsável por uma saúde mental positiva. Esta interferência cria um desequilíbrio que pode levar a certos sintomas de ansiedade.
Além disso, o álcool e a ansiedade afetam negativamente a parte sexual do corpo. A ansiedade pode ser uma das causas da ejaculação precoce e o álcool não ajuda nem um pouco nessa situação.
A ansiedade pode aumentar temporariamente na sobriedade súbita após muitos anos de alcoolismo, mas pode melhorar a longo prazo.
Está também confirmado que o álcool perturba a capacidade natural do seu corpo para dormir, interferindo com a homeostase do sono. E, como mais tarde salientaremos, uma boa noite de sono é incrivelmente útil no combate à ansiedade.
3. Considere deixar de fumar cigarros
Os fumantes procuram muitas vezes um cigarro durante os períodos de estresse. No entanto, tal como o consumo de álcool, um cigarro quando se está sob estresse é uma solução rápida que pode agravar a ansiedade ao longo do tempo.
Quanto mais cedo começar a fumar na vida, maior será o risco de desenvolver mais tarde um distúrbio de ansiedade. A investigação também sugere que a nicotina e outros químicos no fumo do cigarro alteram as vias do cérebro ligadas à ansiedade.
Se estiver à procura de deixar de fumar, há muitas formas diferentes de começar.
Você pode começar hábitos que o podem distrair, a fim de criar um ambiente que funcione para a sua vida sem fumo. Além disso, pode fazer um plano com um sistema de apoio que pode fornecer tudo, desde encorajamento a distrações.
4. Limitar a ingestão de cafeína
Se tiver ansiedade crônica, a cafeína não é sua amiga. A cafeína pode causar nervosismo.
Pesquisas demonstraram que a cafeína pode causar ou agravar os distúrbios de ansiedade.
Pode também causar ataques de pânico em pessoas com distúrbios de pânico. Em algumas pessoas, a eliminação da cafeína pode melhorar significativamente os sintomas de ansiedade.
Semelhantes ao álcool, a cafeína e a ansiedade estão frequentemente ligadas, devido à capacidade da cafeína de alterar a química do cérebro.
Por exemplo, um estudo de 2008 mostrou que a cafeína aumenta a atenção ao bloquear a adenosina química cerebral, que é o que nos faz sentir cansados, ao mesmo tempo que desencadeia a libertação de adrenalina.
Com tudo isto dito, uma ingestão moderada de cafeína é segura para a maioria das pessoas.
No entanto, se estiver tentando reduzir ou cortar completamente a cafeína, você deve começar a reduzir lentamente a quantidade que consome diariamente.
Comece a substituir estas bebidas por água para saciar a sede. Isto não só satisfará a necessidade do seu corpo de beber um líquido, como também ajudará a expelir a cafeína do seu corpo e a mantê-lo hidratado. Reduzir gradualmente a cafeína ao longo de algumas semanas pode ajudar a ajustar o hábito sem que o corpo passe pela abstinência.
5. Priorizar a obtenção de uma boa noite de descanso
Está provado que o sono é uma parte importante da boa saúde mental.
Embora uma pesquisa de 2012 tenha constatado que quase um terço dos adultos dorme menos de 6 horas por noite, recomenda-se que os adultos durmam de 7 a 9 horas todos os dias.
Para melhorar o sono você pode:
- só dormir à noite quando se está cansado
- não ler ou ver televisão na cama
- não utilizar o seu telefone, tablet, ou computador na cama
- não atirar e virar na sua cama ou ir para outro quarto se não consegue dormir